Tratamento da água
Com o objetivo de alertar o cliente e amigo da Academia STIL sobre os inconvenientes da utilização de produtos alternativos no tratamento da piscina, tomamos a liberdade de lhes enviar este texto explicativo.
O processo de cloração da água, para livrá-la de microorganismos nocivos (desinfecção) e materiais orgânicos (oxidação), tem mais de 100 anos. Como o cloro domina o mercado de tratamento de água, é natural que surjam a todo tempo produtos e inovações para abocanhar uma fatia desse segmento. Porém, em 100 anos, nenhuma das alternativas conseguiu substituí-lo.
Para ajudar na compreensão, reproduzimos abaixo uma parte de um artigo publicado recentemente na revista Hidronews, escrito pelo engenheiro Roberto Gross, presidente da HidroAll do brasil:
“Máquinas de sal, radiação ultravioleta e ozônio... Será que os “milagres” prometidos pela propaganda são mesmo possíveis? A Hidronews resolveu investigar, de forma científica, e informar seus leitores quanto à veracidade dessas promessas.
Máquina de sal – Possui um número elevado de trihalometanos (substâncias potencialmente cancerígenas), podendo causar conseqüências para a saúde humana geradas pelo seu uso.
Radiação ultravioleta – Atua somente em nível superficial no processo físico de desinfecção. Sua eficiência decresce com o tempo de utilização e pela não-manutenção de residual, o que possibilita futuras recontaminações da água.
Ozônio – Pode ser um gás venenoso e inodoro sem cor perceptível, necessita de mão- de-obra especializada e, além disso, não apresenta ação sanificante posterior, mantendo-se por pouco tempo na água da piscina e exigindo o uso concomitante de derivados de clorados.”
A Academia STIL utiliza um produto de excelente qualidade. Composto de hipoclorito de cálcio, ele mantém o pH estável, reduz a turbidez e o odor da água, não ataca olhos e cabelos e possui principio ativo de longa duração. Além disso, seu fabricante mundial possui autorização do Ministério da Saúde.
Piscinas que utilizam métodos alternativos têm de complementar o tratamento com cloro liquido (hipoclorito de sódio). Esse produto altera o pH da piscina, ocasiona a perda do cloro livre com muita facilidade e não é um produto desenvolvido para piscina: é uma sobra das indústrias químicas, ou seja, não é aprovado pela Serviço de Vigilância Sanitária.
Esperamos que esse comunicado tenha ajudado a esclarecer as dúvidas de nossos clientes, nosso principal patrimônio. Qualquer dúvida, não hesitem em nos procurar. Nosso prazer está na sua satisfação!
Não deixe de ir à piscina
Vilões de inverno, como enfrentá-los? Saiba o que fazer para passar o inverno numa boa.
Não deixe de ir à piscina, ou de levar seu filho(a) mesmo no inverno, a preocupação se renova com a chegada desta estação: como evitar os resfriados, gripes, crises de bronquite e asma provocados pelo frio e pelos vilões que o acompanham. O primeiro passo é identificar os vilões. A Natação sempre foi considerada a principal,mas o frio intenso, poluição, ambientes fechados, fumaça de cigarro são as verdadeiras causas.
A Academia STIL utiliza um produto importado que não causa alergia respiratórias: como rinite e sinusite, a temperatura da água é de 30 graus e nossos vestiários são ligados a área da piscina, o que inibe a corrente de ar, professores competentes e devidamente habilitados estão preparados para, em qualquer situação, manter o nível de exercícios físicos necessários à manutenção da saúde.
A prática de esportes também vale no inverno,para todas as crianças, principalmente, para aquelas que têm bronquite ou asma a natação é recomendada.E se interromper a atividade no inverno todo o benefício atingido é perdido.
"A vida da criança deve ser o mais normal possível no inverno. É importante dar apoio sem super protegê-la", diz o pediatra David Elias Nisenbaum.